segunda-feira, 28 de julho de 2014

Participar da Festa de Sant’Ana de Caicó



                                                                                  








         No dia 27 de julho de 2014   coordenador de jovens Juscelino José de Araújo  participar da procissão de encerramento da Festa de Sant’Ana de Caicó,junto com familiar  e esposa ..

Em possada nova diretoria do Conselho dos Direitos do Idoso de Caicó



                                                             
                                                 10469413_1441624182780746_2617380461303170881_n
    Em solenidade no auditório da Casa da Cidadania nesta tarde de sexta-feira (27) em Caicó, foi empossada a nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. A presidência passa a ser assumida por Cleodete Gomes dos Santos, representante da Associação das Senhoras dos Rotarianos (Casa da Amizade). A vice-presidente ficou com Maria Aldenoura Mafra de Araújo, representante da secretaria de Educação, e a secretaria como Maria Edna Dantas dos Santos, representante da Pastoral da Pessoa Idosa.

Visitas Técnicas



                  
                                     SAM_0430

Estiveram presentes na Emparn, hoje, 11 de julho, uma turma de alunos/produtores rurais participantes de um Curso de Avicultura Básica, promovido pelo Senar/Faern, com participação do STR e Sindicato Rural de Caicó. A instrutora Cinthia Gabrieli F de Araújo tem realizado essas visitas para melhor assimilação das técnicas desenvolvidas no curso.
Os agricultores são todos residentes na zona rural de Caicó, e vieram acompanhados pela Presidente do STR, Ana Aline. Por parte da Emparn, Newton Auto de Sousa e José Augusto Filho fizeram as apresentações e visitas às instalações de manejo de aves.

STTR REALIZA REUNIÕES NAS COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO


                                                   

                                                 SAM_0433

                         
O Blog – Você tem acompanhado os agricultores participantes de Cursos, nas suas aulas práticas, realizadas aqui na Emparn. Qual a importância efetiva, desses cursos para os agricultores?
Esses cursos estão abrindo um leque de conhecimentos para nossos agricultores (as), pois antes a nossa cultura era somente a criação de animais de grande porte(criação de gado) que fica difícil em nossa realidade devido a falta de chuva, pois sem chuva não tem alimento e água suficiente para criação desses animais pois eles consumem muita água e muito alimento, diferentemente da criação de galinha caipira onde o consumo de água é muito reduzido. Os cursos mostram que através da criação de galinha é possível que o criador tenha lucros, e uma produção equilibrada, mostrando uma outra realidade e opção para os agricultores de nossa cidade. Por isso que nós que fazemos o sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Caicó estamos apoiando e buscando cada vez mais capacitação para nossa zona rural. Acreditamos que o desenvolvimento no campo é possível sim, basta ter condições para isso.
O Blog – Com relação à avicultura caipira no Seridó, que traços de atividade rústica e romântica ela ainda mantém, dificultando o seu profissionalismo?
A forma de criação da galinha caipira ainda é vista por algumas pessoas como aquela de algum tempo atrás, onde a galinha era pequena da canela seca, de cores variadas, pedrêz, branca, amarela, preta, mas a qualidade da carne não está na cor da pena da galinha, e sim na forma de criação. Hoje é possível ter uma galinha com mais carne, que produz mais ovos que antigamente, e com bastante qualidade. Existe aquela história da galinha da EMPARN por parte de algumas pessoas que não tem o conhecimento que descriminam a melhoria genética que teve a galinha caipira na hora de comprar vem logo aquela pergunta, essa galinha é da EMPARN? “ Ela não é caipira porque uma galinha caipira não é desse tamanho” essa é a frase que já ouvi bastante na banca que minha mãe tem na feira livre de Caicó. Então essa é uma dificuldade .
O Blog – Que papel vc acha que a Emparn tem para essa mudança?
A EMPARN tem um papel fundamental, pois foi através das pesquisas realizadas por ela que hoje é possível a melhoria da genética de nossa galinha caipira, além dessas pesquisas tem o apoio dado as pessoas que buscam informações para a forma adequada de criação de galinha caipira, mostrando na pratica que é possível sim ganhar dinheiro com criação de galinha. A EMPARN vem incentivando cada vez mais os agricultores a investir de forma correta nessa criação.
O Blog – Agora, com relação ao seu trabalho no STR de Caicó. O que tem sido possível implementar em benefício dos trabalhadores rurais?
Nós que fazemos parte da diretoria do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Caicó do período de 27/04 de 2013 a 27/04 de 2017 entramos com vários objetivos entre eles o de mostrar para os agricultores que o sindicato não serve apenas para conseguir uma aposentadoria para a mulher com 55 anos e para o homem com 60 anos, e já se passou um ano de trabalho onde nós trabalhamos em várias frentes, sempre em parcerias importantes com o *Batalhão de engenharia e construção na perfuração de poços para os agricultores familiares das comunidades que mais sofrem com a falta de água;
*Parceria com a Conab para atender melhor os agricultores facilitando o recebimento do boleto do milho dos associados do nosso sindicato, evitando que os agricultores deem varias viagens e não recebam o seu milho. Hoje nós estamos com um trabalho com a Conab onde atendemos quase 200 pequenos agricultores que precisam do milho para alimentar seus animais e que antes não tinham acesso e hoje mesmo com toda dificuldade de falta de milho, quando tem milho eles são atendidos;
*Parceria com a EMATER no programa da torta, priorizando os pequenos agricultores que produziam leite, recebendo a torta do governo do estado gratuitamente. Boa parte dos cadastros foram feitos pelo nosso sindicato. Esse programa teve a duração de 5 meses, e ajudou bastante aos produtores de leite de nosso município;
*Reorganização de algumas associações rurais de nosso município que estavam em atraso com os mandatos, e fundação de novas associações para desenvolver melhor nossas comunidades rurais, pois acreditamos que o desenvolvimento só é possível através da organização e união das comunidades;
*Oferecemos serviços odontológicos de boa qualidade, fizemos uma reforma em nosso consultório para melhor atender nossos associados, o atendimento acontece de quarta à sexta com obturações e no sábado com extrações;
*Prestamos acessoria jurídica em nosso sindicato, com atendimentos na sexta-feira a partir das 07:30 com a advogada Dr Dayanne;
*Temos convenio com o laboratório Maria Aíla com descontos de 20% nos exames laboratoriais para os associados do sindicato;
*Temos convenio com o oculista Dr Salvador Santos nas consultas de vista com descontos de 50% para os associados;
*Temos convenio com a ótica Diniz com desconto de 20% e consulta de vista gratuita com Dr Luiz Gomes;
*Cursos na área rural em parceria com o SENAR nas áreas de avicultura, cooperativismo e gestão em associativismo, e plantas medicinais, realizados na sede do sindicato e em algumas comunidades rurais;
*Cursos de Agricultura Familiar e avicultor em parceria com a escola agrícola de judiai nas comunidades rurais priorizando os jovens agricultores para que eles tenham conhecimento para trabalhar e permanecer na terra com dignidade e organizando a produção.
05 – Você sendo mulher e jovem, teve que enfrentar algum paradigma ou preconceito?
Sim vários, muitas pessoas na época da campanha do sindicato ficaram comentando que eu não tinha capacidade de ser presidente do sindicato por que eu era mulher e além de mulher jovem e não sabia de nada. Mas esse discurso por parte de algumas pessoas não adiantou muito, pois o povo respondeu através do voto. Depois de cinquenta anos de sindicato pela primeira vez teve duas chapas concorrendo as eleições, e uma das chapas encabeçada por uma trabalhadora rural mulher e jovem, nessa eleição votaram 665 associados a chapa1 encabeçada por Ana Aline Morais obteve 479 votos; a chapa 2 encabeçada por Emanoel Messias Soares Felix obteve 182 votos, e 4 votos nulos. Então nossa chapa obteve 297 votos de maioria. Então a partir daquele momento as pessoas que tentarão denegrir nossa imagem pelo fato de ser mulher e jovem tiveram a certeza que não tiveram êxito, porque o nosso lema da campanha era “coragem, experiência e fé, se deus e o povo quiser”. E deus e o povo quis, e hoje nós fazemos uma trabalho com respeito e amor ao homem do campo, por que quando a gente trabalha com amor ao que faz, tudo fica mais fácil e gratificante. Eu não me arrependo das dificuldades que enfrentei pra chegar onde cheguei, faria tudo de novo, pois hoje faço o que gosto e me sinto bem por fazer o bem a quem precisa. Sei que não agrado a todos, mas me esforço pra isso, mas fico conformada porque nem JESUS agradou a todo mundo, imagine eu, que sou uma simples pecadora. Agradeço primeiramente à DEUS e aos meus amigos e alguns familiares que me fortaleceram e incentivarão a seguir em frente acreditando que era possível sim mudar, mas para melhor. Esse era o sentimento de todos os agricultores que visitei casa à casa de nossa zona de Caicó em cima de uma moto com a cara e coragem, e uma mochila nas costas cheia de esperança de dias melhores para nossos agricultores. Sei que ainda precisamos melhorar muitas coisas, mas pra isso conto com a ajuda de cada associado de nosso sindicato, pois a opinião deles é indispensável acredito que não há sentido um prédio desse tamanho sem o principal que é a participação dos associados dentro dele. Conto com a participação de todos, muito obrigada pela confiança e reconhecimento em nosso trabalho.

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caico


                                                                            

                                                     10561615_252036951672356_6458847621353598162_n


No dia 11 de julho de 2014 sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Caico participar de abertura do curso de avicultor na comunidade barra da espingarda, município de caicó, com a participação do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Caico na pessoa de Ana Aline Morais e a comissão de jovens.

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caico




                                                              10474454_493660760778907_4313346785699486674_n




                 No dia 13 de julho de 2014   o sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Caico abriu suas portas pra uma família muito querida,a família de nosso querido sócio em memória Daniel Cisto de Azevedo,onde foi oferecido o café da missa de 30° dia de sua partida pra casa do pai,a tristeza por um lado ,mas o conforto por outro ,ao presenciar as sementes que foram plantadas por seu Daniel de amizade e amor,um exemplo a ser seguido pelos seres humanos,em nome de toda nossa diretoria do STTR de Caicó fica o nosso agradecimento a toda a família pelo respeito pelo nosso trabalho,sempre que precisar estamos à disposição de toda a família.

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caico




                                                         10514601_576100922509531_5715668368501975762_n


No dia 10 de julho de 2014 realizou uma Reunião da SEARA/RN no sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Caico ,com a presença de Rodrigo Fernandes secretário da pasta,e o coordenador do programa de crédito fundiário, com objetivo individualização de terra, renegociação de dívidas, regularização do quadro social e aquisição de terra pelo Programa Nacional do Crédito Fundiário ( PNCF ).
Estes assuntos foram tratados na manhã desta quinta – feira ( 10 ), pelo secretário de Assuntos Fundiários, Rodrigo Fernandes, e pelo coordenador da Unidade Técnica Estadual ( UTE ), Mathews Alencar, com agricultores familiares da cidade de Caicó.
O encontro contou com a participação de oito Associações Rurais do município de Caicó, representantes da Fetarn, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó e empresa de Assistência Técnica.


                    

SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE CAICO/RN

                           
                                                            DSCF2012


        No dia 18 de julho de 2014  Conselho fiscal ser reunir no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais de Caico ,as 8:30 da amanhã  na nossa sede ,com objetivo analisa as conta da nossa instituição .

               

STTR DE CAICO REALIZA REUNIÃO COM DIRETORIA




                                 DSCF2014

 Aconteceu no dia 18 de julho de 2014 na sede do nosso Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caico, as 13: horas da tarde uma reunião mensal com diretoria do sindicato com a participação de Ana Aline Morais presidenta e vice –presidenta Elite Medeiros ,Cristino Jerônimo da Silva secretario ,tesoureiro José Silva ,segundo tesoureiro Milton Paulino , comissão de jovens : Juscelino José de Araújo ,Ana Lorena Bezerra dos Santos ,Iraneide Queiroz de Oliveira ,conselho fiscal Francisco Araújo da Silva ,coordenadora de mulheres Maria Zenaide de Araújo e comissão da 3º idade ,José Medeiros de Morais e João Gualberto ..
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caicó, como organização de representação e proteção da categoria, continuará lutando pelos agricultores e agricultoras familiares do campo.





     

REUNIÃO MENSAL DO STTR DE CAICO



                                                   DSCF2029

 No dia 19 de julho de 2014 aconteceu a reunião mensal do sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores rurais de Caico estavam presentes nossos associados e associadas e acesso da pólo sindical do Serido ,senhor expedito Jorge . Continuará lutando, juntamente com associados e associadas para conquistar uma vida mais digna, reivindicar políticas publicas […]








ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ

                

                                                        Imagem (9)




              No dia 21 de julho de 2014 início da matrículas dos alunos aprovados no exame seletivo dos Cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Agroindústria, fruto da parceria entre a FETARN e Escola Agrícola de Jundiaí,também comunica relação de material para aluno(a) residente na escola .

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais de Caico


                    
                                                                 10501734_318155085019207_7463512778718238470_n


        No dia 19 de julho de 2014 presidenta Ana Aline Morais do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Caico /RN participar do 1º Curso Municipal de Formação Política e Prática Sindical no sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Parelhas.

STTR DE CAICO VISITA A ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAI.

             

                                                                   10563129_497773210356444_1984805051059152766_n


                                            No dia 21 de julho de 2014 coordenador de jovens ,Jucelino Jose de Araujo do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais de Caico vai deixa alunos (a) aprovados no exame seletivo dos Cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Agroindústria, fruto da parceria entre a FETARN e Escola Agrícola de Jundiaí.

SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE CAICO

                                                                   
                                                              
      

                                    2014-07-21 08.33.42


 Desde cedo aqui na Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba/RN, com a aluna (o) Mayrone Rayanna cidade de Caico e Sali Elias de Medeiros cidade de são João do Sabugi qual veio efetuar a matrícula no Curso Técnico em Agropecuária, como também resolvendo os trâmites do INTERNATO que inicia-se hoje dia 21/07. Convênio EAJ – FETARN.



JOAQUIM GASPAR É O NOVO DIRETOR DA ADESE



                  
                                                          JOAQUIM GASPAR
                                                          Ana Aline Morais
                                                                       Aline Guerra

               A ADESE empossará sua nova diretoria nesta manhã de quarta-feira (23). No lugar de Petrúcio Ferreira, que alegando questões pessoais renunciou ao cargo, assumirá o radialista e ex-vereador Joaquim Gaspar, que também é presidente da Coordenadoria de Defesa dos Direitos dos Moradores da Área da Barragem de Oiticicas (CODEPEME).
             A nova diretoria ainda será composta por Ana Aline, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para a diretoria-financeira, e Aline Guerra (representante do CRACAS) para a secretaria-geral. A ADESE tem enfrentado nos últimos anos uma de suas piores crises, e desafios para a nova diretoria é o que não faltam.

SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE CAICO/RN







                                                               1909905_498606233617693_2457980144707416247_n




No dia 22 de julho de 2014 presidenta Ana Aline Morais do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Caico /RN participar da palestra da COMPRA DIRETA com equipe da área social (Assistente Social e Nutricionista) do escritório regional de Caico, oficina têm como objetivo central a capacitação dos agricultores familiares que vendem seus produtos para o programa, fazendo com que os produtores obtenham informações acerca da importância do programa, como também a forma de como deve ser produzido e entregue os alimentos, a palestra foi ministradas pela Nutricionista Maria Aldineide Borges, onde traz “A Importância da Manipulação Segura dos Alimentos até chegar ao consumidor final”, e pela Assistente Social Gerlane Medeiros onde discute “A Importância do Associativismo Rural para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais”, fazendo com que os (as) agricultores (as) possam se organizar socialmente e politicamente, e a partir dessa organização estes (as) conquistem novos espaços de mercados, e lutem também por melhores condições de vida no campo.









  

SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE CAICO

                     

                                             10565228_498610926950557_4362344733026058183_n






No dia 22 de julho de 2014 reunião na associação comunitária das comunidades Umbuzeiro e concórdia as 19:30 no grupo escolar da comunidade Umbuzeiro sobre os dois editais do RN SUSTENTÀVEL,e lá foi selecionado pela comunidade o edital de nº1 que trata sobre a construção de barragem,estiveram presentes a reunião o STTR de Caico e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Solidário de Caico.

SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE CAICO

                                                             
                                                    
    No dia 22 de julho de 2014 Cristino Jerônimo da silva secretario do sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caico participar do lançamento do Plano local de habitação de interesse social –PLHIS, do município de Caico ,na câmara municipal de Caico as 9;00 horas da amanha 


SAM_5352

.

NOTA DE FALECIMENTO

                                            10537125_499241786887471_6858866288003747719_n
                       É COM MUITA TRISTEZA QUE COMUNICAMOS O FALECIMENTO DE DONA JULIA CRISPIM, ACONTECEU AGORA POUCO NA COMUNIDADE BARRA DA ESPINGARDA, DONA JULIA É A MÃE DA FUNCIONARIA DO SINDICATO MERCÊS,DE JULITA ESPOSA DE CRISTINO SECRETÁRIO DO SINDICATO,FICA OS NOSSOS SENTIMENTOS DE PESAR A TODA À FAMÍLIA EM NOME DE TODA À DIRETORIA DO STTR DE CAICÓ.

COMUNICADO

                                             luto



  













  SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE CAICO COMUNICA TODOS ASSOCIADOS E ASSOCIADAS E FUNCIONÁRIO RETORNAMOS NOSSA ATIVIDADE NESSA SEGUNDA ,NO DIA 28 DE JULHO DE 2014 ,PORQUE ESTAMOS DE LUTOS DE DONA JULIA É A MÃE DA FUNCIONARIA DO SINDICATO MERCÊS,DE JULITA ESPOSA DE CRISTINO SECRETÁRIO DO SINDICATO.

STTR de Caico

 DSCF1417


No dia 25 de julho de 2014 acontecerá uma grande plenária no canteiro de obras da barragem de oiticas será apresentada durante a plenária a resposta da carta que foi enviada ao governo federal pelos movimentos sociais,então todos estão sendo convidados a participar desse momento importante.

Procissão de Sant’Ana: O povo de Deus nas ruas de Caicó

                   


          No dia 27 de julho de 2014 ,as rua de Caico fica Milhares de pessoas prestigiaram a procissão de encerramento da Festa de Sant’Ana de Caicó .

quarta-feira, 2 de julho de 2014

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA OS CANDIDATOS AOS CURSOS TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA E AGROINDÚSTRIA DA FETARN/EAJ

Prezados Companheiros e companheiras,
 
 

A FETARN em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí vem, através deste, comunicar que as inscrições para o Exame de Seleção 2014.2 do Convênio FETARN/EAJ foi prorrogado ate o dia 02 de julho do corrente ano, o exame acontecera no dia 07 de julho as 08 horas na Escola Agrícola de Jundiai em Macaíba RN, comunicamos também que são 20 vagas para os Cursos Técnicos em Agropecuária e 10 para os cursos de Agroindústria as inscrições custam R$ 30,00  (trinta reais) , o pagamento da mesma é feita mediante deposito na conta da FETARN nº 3219-0 – Agencia 0022-1 – Banco do Brasil, após todos os procedimentos enviar para os seguintes emails silmara_rcosta@hotmail.com e erivamfetarn@gmail.com as informações abaixo:

 

1.     Ficha de inscrição dos candidato (as)

2.     Copia do RG e CPF

3.     Comprovante de pagamento da inscrição

4.     Declaração do Sindicato de Trabalhadores Rurais comprovando que o candidato (a) é trabalhador (a) rural

 

Atenção para os Critérios de inscrição



Ter Ensino Médio Completo

Ser jovem trabalhador (a) rural e ter boa ralação com o sindicato.

Ter capacidade de articulação perante o público do meio rural

Ter aptidão para trabalhar a assistência técnica direcionada a agricultura familiar


Concordar com as normas da Escola Agrícola de Jundia/UFRN


 

Atenciosamente:

Erivam do Carmo Silva
Secretario de juventude da FETARN
Fones: 3211-4688 / 8883-4958 / 9981-4619 / 8138-1454