sexta-feira, 14 de dezembro de 2012


Ação em Apodi denuncia prejuízos à agricultura familiar com projeto de irrigação


          Na manhã desta segunda-feira (10 de dezembro), acontece em Apodi, no Rio Grande do Norte, uma mobilização das mulheres potiguares contra o projeto de perímetro irrigado destinado ao agronegócio. Este projeto prevê a desapropriação de 13 mil hectares, expulsando, assim, mais de 150 famílias de suas casas.
A mobilização reúne cerca de duas mil mulheres e faz parte das “24 Horas de Ação Feminista”, que está sendo realizada em outros lugares do país, como parte da ação internacional da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil, que visa o lançamento de um grito de alerta sobre os ataques aos direitos das mulheres, e para dar visibilidade para as ações de resistência e alternativas.
         Mais especificamente em Apodi, a ação tem como objetivo fortalecer a solidariedade entre as mulheres e, ao mesmo tempo, dialogar com a sociedade mostrando os prejuízos provocados pelo projeto caso ele seja colocado em prática.

           A CONTAG apoia a mobilização e a secretaria de Mulheres Trabalhadores Rurais, Carmen Foro, está presente representando a Confederação.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


http://www.ocamera.com.br/imagens/post/3040/small/3040.jpgNa manhã de Segunda Feira, 03 de Dezembro de 2012, os sem-terra do assentamento Santa Júlia, que fica localizada ás margens da BR 304 próximo ao posto fiscal em Mossoró, interditaram um trecho da BR que liga Mossoró a Fortaleza e Tibau.

O assentamento Santa Júlia tem 154 famílias cadastradas e aproximadamente 500 assentados. Eles colocaram galhos e pneus e atearam fogo impedindo o tráfego de veículos.

Os manifestantes estão reivindicando terras, solução para os problemas enfrentados pelo assentamento e o retorno do auxilio cesta básica que há sete meses não esta sendo repassado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária- INCRA.

A interdição foi feita às seis horas da manhã e ás dez horas a fila de veículos passava dos cinco quilômetros. Os sem-terra avisaram que só liberariam o tráfego com uma solução do INCRA ou da Prefeitura Municipal.

Até o momento nenhum órgão compareceu ao local.
FONTE:OCAMERA
FETARN REALIZA CERIMÔNIA EM COMEMORAÇÃO AOS SEUS 50 ANOS DE EXISTÊNCIA

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN) comemorou ontem, 29 de novembro, 50 anos de história. A instituição foi criada em 1962, com o apoio inicial de 15.000 trabalhadores e trabalhadoras rurais sindicalizados na época em pelo menos 26 sindicatos distribuídos na base norte-rio-grandense.


Durante a solenidade, que contou com a presença de dirigentes de todos os Polos Sindicais do Estado e também de várias autoridades parceiras do MSTTR, houve um resgate histórico das lutas e das conquistas que a meio século tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida do homem e da mulher do campo. A retrospectiva da vida sindical foi apresentada sob o comando de José Rodrigues Sobrinho e Francisco Urbano Araújo Filho, ambos ex-presidentes da entidade. Ao final da solenidade a atual Diretoria da FETARN homenageou todos os ex-presidentes que passaram pela entidade, inclusive os familiares “In memória” aos dirigentes já falecidos.

Muitas autoridades se fizeram presente na Cerimônia, onde podemos citar: Maria Elenice Anastácio (CONTAG), Raimundo Costa Sobrinho (DFDA), Ana Paula Supervisora Local do PDHC, Cláudio Gabriel (Superintendência do Trabalho), representação das Centrais: CUT e CTB, do mandato da Deputada Fátima Bezerra, diretores das ONGs parceiras e diversos outros convidados.

Após a cerimonia formal, todos os convidados em clima de comemoração festiva, se deslocaram ao pátio externo da FETARN, para um jantar organizado pela assessoria da entidade, que contou com churrasco, bebidas e música ao vivo. Na oportunidade houve o corte do bolo dos 50 anos da entidade onde todos tiveram a oportunidade de saborear.

FONTE: Gilberto Silva

POSTAGEM: Gilberto Silva











Sexta –feira acontecerá na sede do STTR Caico , reuniao mesal da direitoria do STTR de Caico _RN estamos convidando todos que faz parte da deretoria do nosso sindicato pedimos que nao falte ninguem porque esse reuniao trata assunto muito importante como eleiçao do nosso sindicato que ser realiza no dia 06 de abril de 2013 ,que deus abençoa todos essa reuniao seja muito de paz com braço de deus no meio de nos todos presenete ,pedimos que secrearia jovens e demais ser reuniao pela amanha uma reuniao sede do STTR de caico as 8;30 para estudo Caderno da CONTAG ,obrigado todos assina jucelino jose de araujo .
Comunicado eu jucelino jose de araujo estara nesse periodo 10 a 14 de dezembro de 2012 em Natal particiapdo de curso formaçao sindical no centro de tremamento joao paulo II em Natal –RN
Segunda –feira no dia 17 de dezembre de 2012 as 7;30 acontecerá na sede do STTR Caico , eleiçao da cooperativa para escolha novo direitoria da cooperativa _RN estamos convidando todos que faz parte da deretoria pedimos que nao falte ninguem