quarta-feira, 16 de maio de 2012

IBAMA admite rever embargos de terras de produção às margens do Açude Itans em Caicó

Dezenas de agricultores com terras de produção as margens do Açude Itans, se reuniram nesta manhã de terça-feira (15) no sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó, com o superintendente do IBAMA, Alvamar Queiroz. Eles pleitearam o desembargo das terras e o direito de continuar plantando e colhendo, já que muitos tiram o sustento de suas famílias do que é produzido nas terras. Na ocasião foi elaborado um documento, assinado pelos agricultores e segmentos representativos na reunião com a solicitação do desembargo.

“Eu estou levando esse documento para anexar ao processo já existente, vamos sentar com nossos técnicos para avaliar, levando em consideração esse momento de seca que está passando a região, vamos levar este assunto ao Ministério Público para resolvermos esse assunto o mais rápido possível. O IBAMA podia administrativamente tomar essa decisão sozinho, mas preferimos nos firmar em coisas mais técnicas, e vamos levar para a apreciação dos técnicos”, disse Alvamar.
Na reunião, tambem ficou entendido que os que não tiveram suas terras embargadas, na recente ação do IBAMA podem plantar e produzir normalmente, já que estão dentro dos parâmetros legais da lei.  Ele acredita que dentro de uma semana terá uma resposta definitiva para o pleito dos agricultores. “Vou entregar o documento aos técnicos, vamos dar maior celeridade a isso devido ao momento de estiagem que os seridoenses estão enfrentando, a exemplo de todo o Estado”, finalizou.