sexta-feira, 23 de março de 2012

STTR DE CAICO-RN Participar da MOBILIZAÇÃO DOS ASSALARIADOS RURAIS TERMINA SEM ACORDO COM O GOVERNO

       
   O senhor, Emanuel Messias Soares Feliz Membros da Comissão de Jovens do sttr de Caico participar da Mobilização Assalariados Rurais, no período de 19 e 20 de março de 2012, em Brasília com participação e mobilização na Esplanada dos Ministérios, os 5 mil trabalhadores assalariados e assalariadas rurais de todo o país saíram de Brasília sem uma resposta concreta do governo federal à pauta de reivindicações, entregue em 29 de fevereiro ao ministro da Secretária-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Os ministérios envolvidos alegaram que o prazo foi insuficiente para analisar todas as questões. O secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da CONTAG, Antonio Lucas, aceitou aguardar mais 30 dias desde que o governo anuncie um pacote de medidas que satisfaça os trabalhadores (as). "Vamos adotar uma postura diferente nas próximas audiências de negociação. Se o governo insistir em não atender as principais demandas dos assalariados e assalariadas rurais, vamos organizar ocupações e o que for preciso para conquistar os nossos direitos", alerta o secretário. Também aconteceu uma audiência contou com a presença da diretoria da CONTAG, de representantes das 27 Federações dos Trabalhadores na Agricultura, dos ministros Gilberto Carvalho e Pepe Vargas (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e demais representantes de ministérios envolvidos nas reivindicações da Primeira Mobilização Nacional dos Assalariados e Assalariadas Rurais.

MOBILIZAÇÃO DOS ASSALARIADOS RURAIS TERMINA SEM ACORDO COM O GOVERNO

 
            Depois de um intenso dia de mobilização na Esplanada dos Ministérios, os 5 mil trabalhadores assalariados e assalariadas rurais de todo o país saíram de Brasília sem uma resposta concreta do governo federal à pauta de reivindicações, entregue em 29 de fevereiro ao ministro da Secretária-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Os ministérios envolvidos alegaram que o prazo foi insuficiente para analisar todas as questões. O secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da CONTAG, Antonio Lucas, aceitou aguardar mais 30 dias desde que o governo anuncie um pacote de medidas que satisfaça os trabalhadores (as). "Vamos adotar uma postura diferente nas próximas audiências de negociação. Se o governo insistir em não atender as principais demandas dos assalariados e assalariadas rurais, vamos organizar ocupações e o que for preciso para conquistar os nossos direitos", alerta o secretário.

Lucas destaca que o Governo Dilma sempre contou com o apoio da categoria trabalhadora rural e que, por esse e outros motivos, espera que os ministérios e a presidenta se empenhem e reconheçam a importância dessas pessoas para o desenvolvimento rural sustentável do país e, principalmente, para a garantia da soberania e segurança alimentar. "Aliás, o modelo de desenvolvimento agrícola que está sendo colocado em prática pelo patronato, a partir de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), coloca em evidência a falta de prioridade do governo com as reivindicações do nosso público, ficando comprovado nessa resposta o tratamento desigual do governo em relação ao agronegócio e aos trabalhadores(as) rurais assalariados. Essa invisibilidade gera o aumento da informalidade nas relações de trabalho no campo, a falta de uma fiscalização constante e eficiente para combater o trabalho escravo, além da falta de um programa de transição da mecanização, que está extinguindo milhares de postos de trabalho no campo, principalmente no setor sucroalcooleiro", alerta.

Já o presidente da CONTAG, Alberto Broch, avalia que apesar de não ter saído uma resposta concreta desta audiência, o fato de o ministro Gilberto Carvalho ter assumido que os assalariados e as assalariadas rurais nunca estiveram na pauta do governo e que agora serão incluídos, já é uma importante vitória. "Também saímos com o compromisso do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), de que a Proposta de Emenda à Constituição 438/2001, mais conhecida como a PEC do Trabalho Escravo, será votada em 8 de maio", anuncia Bloch.

A audiência contou com a presença da diretoria da CONTAG, de representantes das 27 Federações dos Trabalhadores na Agricultura, dos ministros Gilberto Carvalho e Pepe Vargas (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e demais representantes de ministérios envolvidos nas reivindicações da Primeira Mobilização Nacional dos Assalariados e Assalariadas Rurais.

Lucas cobrou, ainda, uma resposta efetiva do governo quanto a inserção desses trabalhadores (as) na política de habitação rural; a extensão dos direitos trabalhistas, como PIS, seguro-desemprego e décimo terceiro salário, aos assalariados e assalariadas rurais contratados por tempo determinado; e a qualificação de 400 mil trabalhadores(as) em um período de quatro anos. "Reivindicamos também concurso público para aumentar o número de auditores fiscais do trabalho e a indicação de um novo ministro para o Ministério do Trabalho e Emprego", completa o secretário.

Mesmo pedindo um prazo maior para a negociação da pauta, o ministro Gilberto Carvalho adianta que a presidenta Dilma Rousseff é favorável à votação da PEC do Trabalho Escravo. "Temos que acabar com essa vergonha nacional. Aliás, acredito que podemos trabalhar a proposta de impedir a liberação de financiamentos aos empregadores envolvidos nessa prática",
afirma.

Já o recém empossado Pepe Vargas, elogiou o formato da mobilização e declarou o seu apoio e da presidenta Dilma à agricultura familiar e à organização dos assalariados e assalariadas rurais. "Fiz questão de estar aqui para aplaudir a ação de vocês. Essa pauta desmembrada facilita a negociação e o atendimento à pauta", avalia. O ministro adianta que pretende recolocar os assalariados (as) nos programas de acesso à terra.

Preocupados com a possível frustração das delegações de voltarem aos seus estados sem a apresentação dos resultados da negociação por um representante do governo, os demais diretores da CONTAG presentes na audiência fizeram outras cobranças, como a regularização dos STTRs que aguardam a liberação dos registros sindicais e a falta de compromisso em manter um diálogo permanente de negociação das pautas encaminhadas anteriormente. Mas, segundo os sindicalistas, não foi possível avançar nesse primeiro momento. A Secretária-Geral da Presidência da República fez o compromisso de agendar novas audiências para negociar a pauta com todos os ministérios envolvidos (Desenvolvimento Agrário, Trabalho e Emprego, Previdência, Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Educação, Saúde e Planejamento).

Depois que Antonio Lucas e Alberto Broch anunciaram aos trabalhadores (as) que as negociações não avançaram, todos(as) concordaram em conceder ao governo mais 30 dias para analisar as reivindicações e dar uma resposta mais satisfatória aos cerca de 4,8 milhões de assalariados e assalariadas rurais brasileiros.


quarta-feira, 21 de março de 2012

Conselho Deliberativo da FETARN 2012

A FETARN deu inicio no dia de hoje ao seu conselho deliberativo de 2012.  O evento tem como objetivo a prestação de contas das atividades da FETARN no ano de 2011 e a apresentação do balanço financeiro da entidade.
Pela manhã esteve presente no conselho o Delegado Federal do MDA Raimundo da Costa Sobrinho que saudou a todos e todas e fez um convite especial para que os sindicatos que os mesmos se façam cada fez mais presentes nas atividades da Delegacia, principalmente nas discussões dos territórios.
Na parte da tarde foi a vez da Secretaria de Finanças e a apresentação dos candidatos na eleição desse ano que fazem parte do Movimento Sindical Rural.
Cerca de 130 pessoas representando os diversos sindicatos das regiões do estado e alguns convidados se fizeram presentes nesse primeiro dia a se espera um número bem maior no segundo dia.
 

A noite foi animada com um forró para todos os presentes.

segunda-feira, 19 de março de 2012

STTR de CAICO PARTICIPA DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA

     
               O Senhor ; Cristino Jerônimo  da Silva  Vice-presidente do STTR  de Caico participar da a   conferência nacional de assistência técnica e extensão rural edição estadual dias 15 e 16 desse aconteceu em Natal - RN a conferência nacional de assistência técnica e extensão rural edição estadual no qual foi debatido o texto base, onde foi retirado, acrescentado e construído novas propostas para ser levada para a a conferência nacional que vai ser realizada de 23 a 27 de abril do corrente ano em Brasília- DF.
         Na escolha dos delegados foi separados dois grupos , um da sociedade civil e outro do governo, onde dos dois grupos tinha que ser retirados 15 delegados  para participar da etapa nacional.Para o STTR de Caico o evento foi de grande importância, pois os assuntos debatidos era dirigidos aos nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais no que se refere a assistência técnica e extensão rural nas comunidades rurais .

STTR DE CAICO PARTICIPA DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

     O senhor: Juscelino Jose de Araujo, Coordenador da Comissão de jovens municipal do STTR de caico participar dos dias 15 e 16 da conferencia estadual de transparência e controle social, realizada em Natal. Com o tema: “A sociedade no acompanhamento e controle de gestão pública”, a 1ª CONSOCIAL tem como objetivo promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão publica. Durante a mesma foram realizados trabalhos em grupos divididos em eixos temáticos, a priorização das propostas retiradas das etapas regionais e a votação dos delegados para participar da etapa nacional a ser realizada, no período de 18 a 20 de Abril de 2012.

terça-feira, 13 de março de 2012

Mesagem

                                               Mulher 

                                                      I

                                 Cuida do Seu Companheiro,

                                  Dos filhos, da residência,

                                  Da educação, do Dinheiro;

                                  A mulher tem competência!

                                                    II

                                  

                                 Da higiene, da saúde,

                                 Cuida bem da meninice

                                 Orienta a juventude;

                                 A mulher preza a Velhide.

                                                 III

                                No lar é economista

                                Tem sua religião;

                                A mulher Sindicalista

                               É companheira de Ação.

                                              IV

                              Tem mais sensibilidade,

                              Dialogo e indigência;

                              Mulher tem honestidade

                               Força e muita resistência.

                                                 V

                              A mulher precisa ter

                             Sua ação reconhecida,

                             E a sociedade entender

                             Ela em defesa da Vida!

                           

                                        VI

                         Oito de Março é o dia

                         Internacional da Mulher

                         E para nossa Alegria

                         Não seja Ela uma qualquer!





                     Caico-RN, 08 de março de 2012

                     Expedito Jorge de Medeiro =FETARN

                    

sexta-feira, 9 de março de 2012

Nota de falecimento de José Siqueira de Lima, conhecido por José Colorau

                
             Faleceu na madrugada de hoje dia 09.03.2012, as 4:00 horas,em Natal/RN a pessoa de.JOSE SIQUEIRA DE LIMA, ele era diabético,O mesmo era mais conhecido por José  colorau,o mesmo era filho do ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jucurutu/RN : VALDEMAR SIQUEIR DE LIMA ,    corpo está sendo velado no sindicato dos trabalhadores rurais de caico ,apatia das 18:00 horas,e a manhã as cinco horas da manhã sairá para Jucurutu onde será velado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jucurutu/RN,e depois as 9:00 horas sairá para cemitério público desta cidade.A diretoria do Sindicato Trabalhadores Rurais  de Caico,deseja que Deus o guarde em um bom lugar,em sua morada eterna,obrigado José Siqueira,por sua colaboração em  nossas reuniões e em nosso movimento sindical durante todos estes anos.Descanse em PAZ.


quinta-feira, 8 de março de 2012

SINDICATOS DA REGIÃO DO SERIDÓ COMEMORAM 08 DE MARÇO

O dia amanheceu mais florido em Acari, o Sindicato dos Trabalhadores Trabalhadoras Rurais em conjunto com os demais sindicatos da região do serido, a FETARN e o Pólo Sindical do serido, promoveram homenagem a Mulher, com cerca de 250 mulheres da região do serido, que começou com café da manhã, em seguida caminhada pelas principais ruas da cidade, se concentrando no correto da praça. As mulheres trabalhadoras rurais marcharam por: Terra, água, Agroecologia, autonomia, paz e luta. Esteve prestigiando nosso evento o prefeito da cidade, secretários municipais e vereadores, e encerrando com almoço. Sindicatos presentes; Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Santana do serido, Equador, Cruzeta, São José do serido, Jardim do serido, Ouro Branco, São João do Sabugi, Ipueira, Caico, Serra Negra, Jucuru tu e São Vicente.