terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Prefeito de Caicó sanciona lei do moto-táxi nesta segunda-feira (26)

O prefeito de Caicó, Bibi Costa (PR), sancionou nesta segunda-feira (26), durante solenidade no Centro Administrativo, a Lei Municipal nº 4.507, de 15 de dezembro de 2011, que regulamente o serviço de moto-táxi no município.
Participaram do evento o presidente da Câmara, Leleu Fontes, e os vereadores Sandoval da Silva, José Maria de Queiroz, Miltão Batista, Valdemar Araújo e Cláudio Sandêgi; os tenentes Amorim e Quirino, da Polícia Militar; o representante dos mototaxistas, Antonio Martins; José Rangel, do SEBRAE; o vice-prefeito Gilberto Costa, representando o INSS; o advogado Pedro Rocha, da OAB Caicó; e a secretária de Educação Ana Maria Oliveira.
“Essa legislação contou com uma discussão democrática que envolveu o SEBRAE, OAB, INSS, Câmara, Prefeitura e os membros de uma categoria que atende aos diversos extratos sociais na cidade de Caicó, para que eles tenham a garantia de que seus tributos serão revertidos em benefícios”, disse o presidente Leleu Fontes.
No caso específico de Caicó, são destacados três aspectos básicos: o motociclista, o veículo utilizado para a prestação do serviço e a figura das praças. A maior novidade é que, para o mototaxista ter a sua licença não precisa, necessariamente, estar vinculado a uma dessas praças existentes hoje no mercado, já que a autorização será concedida de maneira individual.
Dentre as exigências para o exercício da profissão estão a carteira nacional de habilitação (CNH) com mínino de dois anos, idade a partir de 21 anos, certidões negativas junto à Justiça estadual e federal, além da vinculação à Previdência Social. Esses itens estão em consonância com a Lei Federal nº 12.009, de 29 de julho de 2009, que já regulamenta o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros.

                
                    Movimentos sócias mobilizar 15 mil pessoas para faze manifestação sobre cisterna de PVC ,para comunidades cisterna de Placa esse alto publico realizado no dia 20-12-2011 em Petrolina .











sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

FOI REALIZADA UMA REUNIÃO DO TERRITÓRIO DA CIDADANIA DO SERIDÓ EM JUCURUTU-RN!
Aos representantes do Núcleo Diretivo,
Ao Núcleo Técnico e Membros do Colegiado Territorial do Seridó e Instituições da Região.
hoje foi realizada um Reunião do Colegiado Territorial do Seridó de 2011,, que hoje dia 21 de Dezembro (quarta-feira), com início às 8:30
Galvã Freire, Diretor da desse do seridó
e términou com o almoço. Tendo como local o Parque de Vaquejada Manoelzinho Pereira – Bairro Freitas. Jucurutu/RN; no mesmo local foi realizada a Confraternização com o almoço.
PAUTA DA REUNIÃO: (Acolhida pelo Município de Jucurutu)
1º) Apresentação da Base de Serviço do Território –CAPESA- em 2011, e Projetos para 2012.
2º) Apresentação dos trabalhos e Projetos do CERES/UFRN, Caicó e Currais Novos, realizados até 2011, e Projetos para 2012 no Território do Seridó do RN,
3º) Apresentação dos trabalhos realizados pelo BNB em 2011, e Projetos para 2012,
4º) Apresentação dos trabalhos realizados pelo SEBRAE em 2011, e Projetos para 2012,

5°) Apresentação dos trabalhos realizados pela ADESE em 2011, e Projetos para 2012,primeira Dama do Municipio de Jucurutu Ioneide da silva,estava presente o vereador de Carnaubas dos Dantas Marcos Dantas
Expedito Jorge da FETARN
6º) Apresentação da Cozinha Comunitária de Jucurutu, até 2011 e Projetos para 2012,

ADESE 10 anos! Nem muito, nem pouco!

A ADESE está completando 10 anos! Isso significa uma década de existência com muito trabalho e persistência na região do Seridó. Não temos como medir se 10 anos é muito ou pouco! O que sabemos e podemos nos orgulhar, é que nesses 10 anos de atividade, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó já ajudou a melhorar a vida de milhares de pessoas e ajudou ao Seridó a conquistar um importante espaço na geografia social e econômica do Estado do Rio Grande do Norte.
Ter uma instituição como a Adese é motivo de orgulho para qualquer povo. E, quando esse povo é a “nação Seridó”, esse orgulho tem um gostinho bem melhor! Um gostinho que vem acompanhado com um realce de participação popular e divisão de responsabilidades entre as mais diversas camadas sociais da região.
Ao longo desse tempo a Adese esteve presente em todos os municípios e recantos do Seridó. E, quando preciso, levou o Seridó a outros lugares e recantos do país e até para paises da Eupora e América Latina. Foi a voz dos afônicos e a presença dos ausentes quando a necessidade a convocou. Foi a certeza da realização e materialidade de muitos sonhos que pareciam distantes ou meras utopias. Foi a própria força em forma de convocação e ação para que as mudanças pudessem acontecer e renovar as esperanças. Foi a soma e a multiplicação de agentes ansiosos pela construção de um mundo novo a partir do micro espaço de participação cidadã de milhares de seridoenses construtores do seu próprio destino. A Adese foi tudo isso e muito mais!
Mas, se podemos afirmar que a Adese foi e fez tanto ao longo desse imensurável espaço de tempo. Ígualmente podemos afirmar que ela está apta a ser muito mais nos anos que se avizinham. A experiência acumulada a credencia para a realização de muitos projetos em prol de um desenvolvimento que privilegia a sustentabilidade como um valor e a participação social como requisito para a materialização dos sonhos e anseios das pessoas.
Como não há como medir o valor das realizações pela lógica da cronologia, ousemos acreditar que os sonhos estão se fazendo reais pelas nossas próprias mãos, e que o tempo da ADESE pode estar simplesmente, apenas começando!
Por esses e tantos outros motivos é que celebramos os 10 anos da Adese, louvando à Deus pelos seus construtores e todos os que a fazem ser o maior patrimônio da sociedade civil organizada da regiao do Seridó. Viva a ADESE!
Fonte de Galvão Freire – Diretor-Presidente da ADESE

Sindicato de Caico realiza Festa Natalina para associado e associadas !!



quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE NATAL
ARQUIDIOCESE DE NATAL
DIOCESE DE MOSSORÓ
DIOCESE DE CAICÓ

Nota dos Bispos da Igreja Católica no Rio Grande do Norte
sobre o Projeto de Irrigação do DNOCS para a Chapada do Apodi

A Igreja Católica no Rio Grande do Norte, ao tomar conhecimento do Projeto de irrigação que o DNOCS deseja implantar na Chapada do Apodi, amparado pelo Decreto Nº 0-001 de 10 de Junho de 2011, que torna de utilidade pública 13.855,13 hectares para fins de desapropriação, vem, através de seus Bispos, manifestar a sua preocupação acerca da implementação do referido Projeto.
Todos somos sabedores que, naquela região, se concentram as principais experiências de agroecologia e produção de alimentos da Agricultura Familiar Camponesa do nosso Estado. Essa realidade nos interpela para a consciência de se preservar o modo de viver destas comunidades, bem como a sadia qualidade de vida dessas famílias e do meio ambiente, sem interferir em suas práticas culturais e socioambientais.

Sabemos da grande importância do aproveitamento das águas da Barragem de Santa Cruz do Apodi, garantindo, em primeiro lugar, o abastecimento humano de todas as comunidades rurais e urbanas da região, como também na utilização para a produção de alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxico, geração de emprego, renda, segurança e soberania alimentar para as famílias de agricultores/as familiares.
Após diálogo com as famílias na região, movimentos sociais, serviços e pastorais sociais da Igreja Católica, que há muitos anos atuam na Chapada do Apodi, compreendemos que a proposta de projeto defendida pelo DNCOS trará enormes prejuízos aos agricultores familiares ali residentes, pois terão de deixar suas casas e as terras, onde vivem há mais de um século, praticando agricultura baseada na agroecologia, para dar lugar a um grupo de empresas cujo modelo de produção baseia-se na monocultura e no uso intensivo de agrotóxico que, como sabemos, contamina a água, a terra e o ar, com consequências graves diretas na saúde das pessoas e no meio ambiente.
Lamentavelmente, ao alimentar esse padrão de desenvolvimento, o atual governo inviabiliza a justa prioridade que atribuiu ao combate à miséria em nosso país, tendo como eixo estruturante o crescimento econômico pela via da exportação de commodities. Esse padrão gera efeitos perversos que se alastram em cadeia sobre a nossa sociedade. Na Chapada do Apodi, a expressão mais visível da implantação dessa lógica econômica é a expropriação das populações de seus meios e modos de vida, acentuando os níveis de degradação ambiental, da pobreza e da contínua dependência desse importante segmento da sociedade potiguar às políticas sociais compensatórias.

Não temos dúvidas de que esse modelo, aqui adotado desde o início de nossa formação histórica, ganhou forte impulso nas últimas décadas com o alinhamento dos seguidos governos aos projetos expansivos do capital. Materialmente, ele se ancora na expansão do hidro agronegócio e em grandes projetos de infraestrutura implantados para favorecer a extração e o escoamento de riquezas naturais para os mercados globais.

A Igreja Católica, à luz de sua doutrina social, entende que a implantação de um projeto desta magnitude não pode ser motivada por uma lógica meramente econômica e produtivista, que não leva em consideração a proteção da vida humana e da sociobiodiversidade. Não temos o direito de subordinar a agenda do bem viver das comunidades campesinas à agenda econômica do modo de produção e consumo vigente.
Neste momento, como pastores do Povo de Deus, que está sob o nosso cuidado pastoral, somos chamados a ser solidários aos agricultores/as familiares da Chapada do Apodi e a sensibilizar o Governo Federal para REVOGAR o Decreto Nº 0-001 de 10 de Junho de 2011 e abrir diálogo na construção de novo projeto com os recursos já disponibilizados no PAC, que seja capaz de integrar a Chapada e Vale do Apodi visando fortalecer a agricultura familiar camponesa de base agroecologica, incluindo todos os assentamentos que estão nesta região.

Por fim, pedimos que Nossa Senhora da Apresentação, a Senhora Santana e Santa Luzia, padroeiras de nossas dioceses, intercedam junto a Deus para iluminar nossos governantes, para que promovam o bem comum, a paz e a justiça socioambiental.

Natal-RN, 05 de dezembro de 2011

Dom Matias Patrício de MacedoArcebispo Metropolitano de Natal

Dom Mariano Manzana
Bispo de Mossoró


Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz
Bispo de Caicó

Dom Heitor de Araújo Sales
Arcebispo Emérito de Natal
Presidente do Seapac


                 
sindicato dos trabalhadores rurais visita assentamento são Micolau no dia 12-12-2011 para faze cadastro garantia safra de 2011/2012.







Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó
Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo
Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo

Convidam
Vossa Senhoria para participar da I Conferência Municipal de Cultura de Jardim do Seridó, com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, a ser realizada na data, local e horário abaixo indicado.
Em anexo segue o ofício com a solicitação de representantes desta importante instituição para juntos escrevermos e edificarmos de mãos dadas os pilares da história e da cultura de nossa terra.  
A fim de tornar a Conferência mais produtiva possível, contamos desde já com sua honrosa presença dentro do horário programado, para que possamos dar início à programação com pontualidade.

Padre Jocimar Dantas de Araújo
Prefeito Municipal

José Renato de Araújo Azevedo                                       Diego Marinho de Gois
Secretário de Cultura                                                           Diretor da CCP

  Data: 15 de dezembro de 2011
Local: Casa de Cultura Pop 

Horário: 7h30

terça-feira, 13 de dezembro de 2011



         
Realizou uma reunião no Sttr de caico para planejamento do PAA, junto com conselho do FUMAC de Caico e Associação comunitária Rurais ,Também representante da CONAB regional .

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

                                  O Coordenado Jucelino Jose de Araujo   da Comissão Municipal de Jovens Rurais do Sindicato de Caico participar da Reunião do Colegiado Territorial do Serido, que acontecerá dia 06 de dezembro de 2011( terça feira ), com início às 9:00 horas e  ADSE  de Caico objetivo de tratar assuntos sobre: Estruturação da Câmara Temática da Juventude,com  Uma comissão de Jovens  7 pessoa Trabalha no Projeto Estruturação da Câmara Temática da Juventude,foram eles  Rodolfo Barreto ,Emanuel Messias Soares Feliz ,Luciana ,Joseilson Medeiros e Jucelino Jose de Araujo também foi apresentado recurso que esta encaixas para faz encontro  de juventude territorial  ,tirado encaminhamento  que no dia 21 de dezembro 2011  apresenta 10 pessoa que vão compor Estruturação da Câmara Temática da Juventude .


Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais realiza no dia 10 de dezembro de 2011 Comemoração Natalina com seu Associado e Associadas do sindicato .


                         Neste sábado, dia 10, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de caico e a dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Na abertura o Presidente do Sindicato Sinval  Dantas ressaltou que alem de um dia festivo para a terceira idade  coordenação jovens  e comissão de Mulheres daquela comunidades , aquele momento para o Sindicato representava a continuidade de um trabalho e uma forma de começar um debate  discussão   direto  trabalhador(a) .